terça-feira, junho 22, 2010

José Saramago - 1922 - 2010

No dia 18 de junho de 2010, o mundo perdeu um grande escritor.

José de Souza Saramago, prêmio nobel de literatura morreu aos 87 anos, em sua residência nas Ilhas Canárias.

José Saramago nasceu na pequena aldeia de Azinhaga em Portugal embora tenha vivido desde os dois anos de idade em Lisboa.

Como era de família humilde, não teve condições de entrar na faculdade e começou a trabalhar cedo, como serralheiro, aos 17 anos de idade antes mesmo de terminar o ensino secundário.

No entanto, era um apaixonado pela literatura e visitava com frequencia a Biblioteca Municipal Central no Palácio Galveias. Em 1947, aos 25 anos publicou seu primeiro romance chamado Terra do Pecado. Seu segundo romance foi rejeitado pelos editores e permace inédito até hoje.

Para sustentar a familia, Saramago trabalhou como desenhista, tradutor, jornalista, editor, critico literário e até trocou por algum tempo a prosa pela poesia. Num espaço de cinco anos publicou três livros de poesias.

Em 1968 filiou-se ao partido comunista português do qual era um ferrenho militante e ao ser demitido do jornal "Diário de Notícias" em 1975 passou a dedicar-se inteiramente à literatura.

Saramago foi membro da Associação Portuguesa de escritores, presidiu a Assembleía geral da Sociedade portuguesa de autores, ganhou o prêmio Camões de literatura e o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

Tinha um jeito muito especial de escrever com grande parágrafos e usando a pontuação de maneira particular, mas nem por isso era dificil de ler ou acompanhar.

Durante sua vida publicou dezesseis romances, três contos, três livros de poesias, cinco peças teatrais, quatro crônicas, dois diários, um livro de viagens a Portugal e um livro infantil.

Seu livro ensaio sobre a cegueira foi transformado em filme "blindness" que abriu o festival de Cannes de 2008.

Controverso e polêmico sempre falou o que pensava e suas entrvistas eram repletas de criticas sociais.

Veja aqui a página do filme "Ensaio sobre a cegueira" http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/

bibliografia do autor:
http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/saramago/biblio.html


3 comentários:

Tüp Bebek disse...

foi um artigo que eu gostava. Obrigado por compartilhar.

Ekilen Saçlar dökülür mü disse...

Everything begins with believing.

Unknown disse...

a very nice site. Very useful. I will recommend your site to any environment.Estetik