quarta-feira, maio 13, 2015

Cuidado com a exposição ao sol

Todos os países de língua portuguesa estão a beira mar.
Todos desfrutam de muito sol, luz e calor na maior parte do ano.

Portanto, todos devem conscientizar-se dos riscos da exposição excessiva ao sol e da importancia da prevenção e detecção precoce do câncer de pele.

Reduza o seu risco de cancer de pele:

1. Procure locais com sombra, especialmente nas horas de maior intensidade do sol, ou seja das 10 da manhã às 4 da tarde.

Existe ainda a “regra da sombra”: se sua sombra for MENOR que você, a radiação está no momento PREJUDICIAL. - Previna-se!

Se sua sombra for MAIOR que você, a hora é adequada para o banho de sol.
2. Não se queime. O risco de contrair um melanoma duplica se você já teve 5 ou mais queimaduras em qualquer ponto da sua vida.

3. Evite bronzeamentos prolongados e bronzeamentos artificiais. A radiação UV proveniente dos equipamentos artificiais pode causar câncer e quanto mais tempo você se bronzear em espaços interiores, maior é o seu risco. As pessoas que frequentam locais com bronzeamentos artificiais quatro vezes por ano, podem aumentar o risco de desenvolver melanoma em 11%, e outros tipos de cânceres de pele em 15%.


4. Use roupas que protejam a pele exposta, incluindo chapéu com aba larga e óculos de sol com bloqueio da radiação UV.



Fonte da Imagem
5. Use protetor solar UVA/UVB todos os dias com um fator de proteção (SPF) de 15 ou superior e renove sua aplicação regularamente.
Para uma exposição prolongada deve-se preferir o uso de um de fator de 30 ou superior, espectro alargado (UVA/UVB) e resistente à água.

6. Aplique uma camada de protetor solar no corpo inteiro 30 minutos antes de sair de casa e reaplique a cada 2 horas ou imediatamente após o banho de mar, piscina ou suor excessivo.



7. Mantenha os recém-nascidos fora da radiação solar. Os protetores solares podem ser usados em bebés com mais de 6 meses, mas estes devem ser protegidos adicionalmente com roupa e sombra. Uma queimadura numa criança pode levar ao desenvolvimente de melanoma mais tarde na sua vida.

8. Examine a sua pele da cabeça aos pés uma vez por mês. Embora estes auto-exames não substituam os executados por um médico, oferecem uma boa chance de detetar sinais precoces de câncer de pele.
Se descobrir alguma mudança nos sinais de sua pele, consulte um médico.

9. Visite o dermatologista todos os anos para um exame profissional da pele.


O melanoma é um tipo de câncer letal

Aproxidamente 90% dos cânceres de pele não são melanomas, no entanto 65% dos casos de melanoma estão associados à exposição solar, mais especificamente aos raios ultravioleta (UV).




fonte: http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=695732

 

Nenhum comentário: