segunda-feira, maio 29, 2017

Deixar de fumar não é uma tarefa fácil


Fonte da Imagem
O fumo do tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, de entre as quais mais de 40 foram identificadas como carcinogéneos





Enquanto que uma pequena porção de fumantes é capaz de manter níveis baixos ou muito baixos de consumo e deixar de fumar com facilidade,  a verdade é que a grande maioria das pessoas tem sérias dificuldades para abandonar o hábito.

Felizmente, existem hoje diversas ferramentas sejam elas comportamentais ou farmacológicas para ajudar aqueles que querem parar de fumar.

Mas é claro, a motivação é fundamental.


15 passos para deixar de fumar:


Fonte da Imagem

motivação é o primeiro passo. Faça uma lista dos motivos que justifiquem a sua decisão de deixar de fumar.


Conheça melhor os seus hábitos.... Identifique as situações em que você fuma.... registre o número de cigarros que você fuma durante o dia.
Veja os horários em que você tem mais prazer em fumar... Estes serão sempre os mais difícieis de controlar..


 Fixe uma data para deixar de fumar.


Anuncie a seus amigos e no trabalho que a partir dessa data você não vai voltar a fumar. Este ato vai reforçar o compromisso.


Nas semanas que antecederem sua data, prepare-se para a mudança. Releia a sua lista de motivos e analise o seu registro diário de consumo de cigarros. Comece por atrasar seu primeiro cigarro da manhã. Espace o intervalo dos cigarros ao longo do dia e tente evitar as situações em que sente vontade de fumar. Mude sua marca de cigarro para outra que lhe dê menos prazer e nunca fume o cigarro até ao fim. Não fume em público. No caso de ter uma forte dependência da nicotina poderá necessitar de apoio medicamentoso. Neste caso consulte o médico ou farmacêutico. 

No dia escolhido para deixar de fumar resista a tentação de fumar apenas um cigarro com o argumento de que vai ser só um.



 A partir do dia escolhido retire perto de si todos os objectos relacionados com o consumo do tabaco.


Nos momentos em que sentir uma forte vontade de fumar, respire profundamente. Aprenda a relaxar sem cigarros, controlando a respiração.

Não pense que nunca mais vai voltar a fumar. Tenha pensamentos sobre as vantagens de ter parado de fumar.


Aumento o seu nível de atividade física diária. A prática de esportes é um grande incentivo a parar de fumar. Evitará também que aumente de peso.

Faça uma alimentação saudável. Parar de fumar pode aumentar o apetite, particularmente nas primeiras semanas. Procure fazer uma alimentação variada, leve e equilibrada, pobre em gorduras, açúcar e sal e rica em fruta, legumes e hortícolas. Nunca fique mais de três horas e meia sem comer.


Elimina ou reduza a ingestão de café e de bebidas alcoólicas. Estes são hábitos normalmente associados ao consumo de tabaco.

Evite estar na proximidade de fumadores.


Tenha cuidado com os momentos em que habitualmente fumava. Distraia-se com outras atividades ou mude alguns dos seus hábitos.

Guarde diariamente, num local visível, o dinheiro que teria gasto em cigarros. Gaste-o em algo que lhe dê prazer.



E se recair?… 

No caso de recair, lembre-se que a recaída faz parte de qualquer processo de mudança. A solução é voltar a tentar!


Lembre-se, parar de fumar não é fácil mas você vai se sentir muito melhor depois......





Nenhum comentário: